terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quais são os desafios da alfabetização no brincar?

DESAFIOS E DESCOBERTAS EM APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL.
1
TABANEZ Andréa Martinez
2
Dentro do contexto social e educacional a oportunização do brincar assumiu
características próprias, pôs seu papel dentro do campo da educação cresceu e hoje
podemos afirmar, com segurança, que ela é um agente de mudança do ponto de vista
educacional, e por acreditar nesta afirmação, consideramos que o desenvolvimento da
criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo
como forma de equilibração com o mundo. Brincando e jogando, a criança reproduz as
suas vivências, transformando o real de acordo com os seus desejos e interesses. Por
isso, pode-se dizer que através do brinquedo e do jogo, a criança expressa, assimila e
constrói a sua realidade. É o reconhecimento do valor inerente do prazer de pertencer a
esse enorme tabuleiro em que ganhamos, perdemos, jogamos e aprendemos, sempre.
Palavras-chaves: Brincadeiras, jogos, infância, imaginação.
Escolhemos o tema Desafios e Descobertas em aprender brincando na
Educação Infantil, porque acreditamos que a criança deve viver com alegria a própria
infância, seja em casa, na escola, no bairro, na comunidade, no hospital ou em qualquer
outro ambiente. Dentro do contexto social e educacional a oportunização do brincar
assumiu características próprias, pós seu papel dentro do campo da educação cresceu
e hoje podemos afirmar, com segurança, que ela é um agente de mudança do ponto de
vista educacional, e por acreditar nesta afirmação, consideramos que o desenvolvimento
da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo
como forma e equilibração com o mundo. Sua maneira de assimilar (transformar o meio
para que este se adapte ás suas necessidades) e do acomodar (mudar a si mesma para
adaptar-se ao meio). As brincadeiras e os jogos tornam-se recursos didáticos de grande
aplicação e valor no processo ensino aprendizagem, a criança aprende melhor
brincando, e todos os conteúdos podem ser ensinados através destas atividades lúdicas
(brincadeiras e jogos).
As atividades de brincar/jogar terão sempre objetivos didáticos pedagógicos e visarão a
propiciar o desenvolvimento integral do educando. Jogar é uma atividade natural do ser
humano.Ao brincar e jogar, a criança fica tão envolvida com o que esta fazendo, que
coloca na ação seu sentimento e emoção.Brincando e jogando, a criança aplica seus
SILVA Eunice Brandão da
1
de Educação e Cultura do município de Três Lagoas/ MS, e Pós -Graduada em Educação Infantil e Ensino
Fundamental pelas Faculdades Integradas de Urubupungá- Pereira Barreto/ SP
Professora Especialista e Pedagoga dos Centros de Educação Infantil da SEMEC – Secretaria Municipal
2
Departamento de Educação – Campus de Três Lagoas/MS, e Assessora dos Centros de Educação
Infantil da SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Três Lagoas/ MS.
Professora Mestre em Educação pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doesquemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário